Cirurgia de Catarata (Facoemulsificaçao) com Microincisão
A catarata é uma doença ocular caracterizada pela opacificação parcial ou total do cristalino, lente natural que possuímos dentro dos olhos. Existem alguns fatores que podem contribuir para o seu aparecimento, como: idade avançada, traumas oculares, diabetes mellitus, uso crônico de corticóides, exposição excessiva ao sol, dentre outros.
A cirurgia de catarata consiste na remoção desse cristalino opacificado por micro fragmentação e posterior implante de lente intraocular.
Nessa técnica, será utilizado um equipamento moderno chamado de Faco-Emulsificador, que permitirá a realização da cirurgia através de uma incisão microscópica, de maneira segura e indolor.
Cirurgia de Pterígio
A cirurgia de pterígio consiste na exérese da membrana fibrovascular ou “carne crescida” sobre a córnea, que invade a superfície do olho.
Com o intuito de diminuir a recorrência, associa-se ao procedimento cirúrgico uma segunda técnica, o transplante autólogo de conjuntiva, a qual é transplantada da porção superior do olho.
Dessa forma, chance de recidiva diminui para 3 a 5%, além de uma recuperação mais rápida.
Trabeculectomia
A trabeculectomia é um procedimento cirúrgico antiglaucomatoso em que é criada uma via alternativa ao escoamento do humor aquoso para a circulação sistêmica, com o objetivo de reduzir a pressão intra-ocular.
A cirurgia está indicada nos casos em que a terapia máxima medicamentosa não se mostrou eficaz no controle do glaucoma ou nos casos de intolerância ao uso dos colírios. Contudo a indicação de cirurgia pode ser antecipada em certas situações.
Implante de dispositivos de drenagem
Em alguns pacientes com quadro de glaucoma refratário, as cirurgias filtrantes não apresentam bons resultados. Nesses casos, há a necessidade de implantar um tubo que drena o líquido do olho.
Este tubo é posicionado de forma a comunicar a parte interna do olho com uma região mais externa. O líquido em excesso passa por esse tubo, é armazenado e reabsorvido em outra região do olho, reduzindo assim a pressão ocular.
Ciclofotocoagulação com Laser MicroPulso
Nova alternativa para o tratamento do glaucoma, atua por foto estimulação do corpo ciliar, a fim de reduzir a produção do humor aquoso, diminuindo a pressão intraocular.
A tecnologia de MicroPulso, possibilita reaplicação pois não é destrutivo. Isso significa menos complicações no pos operatótio, menos inflamação e alta eficiência no tratamento com segurança.
Trabeculoplastia Seletiva a Laser (SLT)
SLT é uma nova opção de terapia a laser para o controle do glaucoma. O método consiste na aplicação de laser na malha trabecular com o propósito de reduzir a pressão intraocular.
A malha trabecular influencia diretamente os valores de pressão intraocular, por ser responsável pela drenagem do humor aquoso, líquido que preenche o olho.
A trabeculoplastia está indicada nos olhos com glaucoma de ângulo aberto, incluindo a forma primária, a associada à esfoliação capsular, à dispersão pigmentária ou outras situações (glaucoma secundários) nas quais seja possível a visão da porção funcionante do trabeculado.
O procedimento é seguro, rápido e eficaz, com poucos efeitos colaterais e realizado sob anestesia tópica.
Iridectomia a laser com YAG LASER
A iridectomia a laser é uma perfuração na periferia da íris que tem como objetivo permitir a passagem direta do humor aquoso da câmara posterior para a câmara anterior.
Está indicada em glaucomas de ângulo fechado, nos quais o humor aquoso fica retido na câmara posterior favorecendo o bloqueio do sistema de drenagem pela íris.
É realizada com anestesia tópica, com auxílio de uma lente especial que se apoia sobre a córnea. É um procedimento rápido e indolor.
Capsulotomia Posterior com YAG LASER
Após a cirurgia de catarata, é comum que alguns pacientes apresentem uma opacificação da membrana, localizada posteriormente a lente intra-ocular implantada na cirurgia.
Isso gera uma perda de transparência e conseqüentemente uma redução na qualidade da visão, que pode vir a ocorrer meses ou até anos após a cirurgia.
Conhecido pelos pacientes como “limpeza da lente”, a capsulotomia posterior visa tratar a opacificação da cápsula posterior do cristalino com segurança e eficácia
Com o Yag Laser e auxílio de colírio anestésico, é possível realizar a abertura da cápsula posterior, proporcionando uma grande melhora visual sem procedimentos invasivos, o que permite com que o paciente retorne para as suas atividades no mesmo dia.